Estaca Hélice Continua Monitorada

Elemento de fundação profunda moldada ‘in loco’. Processo executado mecanicamente por meio de trado contínuo, com injeção de concreto através da haste central interna do trado, executado simultaneamente com a sua retirada do solo.

Suas operações são monitoradas através de computador instalado, conectado aos sensores de perfuração, injeção de concreto, velocidade de rotação e outros sensores. Os resultados do monitoramento são gráficos que representam fielmente a execução de cada estaca.

Esse tipo de estaca pode ser executada em terrenos, com existência de nível d’água e não emite vibrações para terrenos vizinhos.

Concretagem

O concreto bombeado normalmente utilizado para estacas tipo hélice contínua possue:

• resistência característica fck >= 20,0 Mpa (200 kgf/cm2);
• consumo mínimo de cimento entre 350 a 400 kg/m3;
• sendo facultativo a utilização de aditivos como retardador de pega ou plastificantes;
• o abatimento ou “slump-test” de 220mm /+ ou – 20 mm.

Além disso, a rede que liga a bomba ao trado deve ter as juntas estanques para que o concreto, durante a injeção, não perca água, pois esta é uma das causas mais freqüentes de “entupimento” do sistema, principalmente em dias quentes.
Para garantir uma velocidade de subida do trado conveniente, a bomba deve ter uma capacidade grande de bombeamento, recomendando-se um mínimo de 20 m3/h para estacas com diâmetro máximo de 50 cm e 40 m3/h para diâmetros maiores.

Armaduras

O método de execução da estaca hélice contínua exige a colocação da armação após a sua concretagem.

A armação, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por gravidade. As estacas submetidas a esforços de compressão levam uma armação no topo, em geral de 2 a 5,5m de comprimento.

No caso de estacas submetidas a esforços transversais ou de tração, somente será possível para comprimentos de armações de no máximo 16m, m função do método construtivo. No caso de armações longas, as “gaiolas” devem ser constituídas de barras grossas e estribo espiral soldado na armação longitudinal para evitar a sua deformação durante a introdução no fuste da estaca.